diferentemente de Marx, que defendia a revolução.
Durkheim defende a importância da educação para a socialização.
Dois autores utilizam a ideia de Durkheim sobre a educação: Peter L. Berger e
Thomas Luckmann. Eles entendem que existem dois tipos de socialização: a primária e a
secundária.
A socialização primaria é aquela que acontece principalmente nos primeiros anos da
infância, na qual se fortalece os fatos sociais. É a mais forte, definindo melhor o que será
aquele indivíduo e o modo como ela vai agir perante os fatos sociais.
A socialização secundária é aquela que ocorre da adolescência até a morte.
Se não há ação social,
não interessa para a sociologia. Há três características nas ações sociais
Existência e presença do outro (alteridade)
Intenção: não existe aça social involuntária, sem intenção.
Busca de uma reação por parte do interlocutor. Nesse sentido toda ação social é
intersubjetiva.
Entende que há quatro tipos de ação social:
• Tradicional: o indivíduo age em função de uma tradição.
Relacional a valores: Afetiva: Relacional a fins:
Ricaséns Siches – o juiz deverá decidir por intuição e sentimento, e não por
inferência ou silogismo