segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Edição 1041/2021 - STF, Edição 1038/2021, Edição 1039/2021, Edição 1036/2021, Edição 1037/2021

 É inconstitucional norma de constituição estadual que disponha sobre o processamento e julgamento de governador e vice-governador nos casos de crime de

responsabilidade.


A revogação de normas operacionais fixadoras de parâmetros mensuráveis necessários ao cumprimento da legislação ambiental, sem sua substituição ou atualiza-

ção, compromete a observância da Constituição Federal (CF), da legislação vigente

e de compromissos internacionais.


Ofende os arts. 2º e 84, II, da Constituição Federal (CF) (1) norma de legislação

estadual que estabelece prazo para o chefe do Poder Executivo apresentar a regulamentação de disposições legais.


É inconstitucional lei estadual que impõe aos prestadores privados de serviços

de ensino a obrigação de estender o benefício de novas promoções aos clientes

preexistentes.


A União deve prestar suporte técnico e apoio financeiro para a expansão da rede

de UTI’s nos estados durante o período de emergência sanitária.


O estrangeiro com residência permanente no Brasil, na condição de hipossuficiência, está dispensado do pagamento de taxas cobradas para o processo de

regularização migratória


O modelo de elaboração e execução das despesas oriundas de emendas do relator-geral do orçamento viola o princípio republicano e os postulados informadores

do regime de transparência no uso dos recursos financeiros do Estado


O Fator Acidentário de Prevenção (FAP), previsto no art. 10 da Lei nº 10.666/2003,

nos moldes do regulamento promovido pelo Decreto 3.048/99 (RPS), atende ao

princípio da legalidade tributária (art. 150, I, CRFB/88)


É constitucional a delegação prevista no art. 10 da Lei 10.666/2003 (1) para que

norma infralegal fixe a alíquota individual de forma variável da contribuição previdenciária destinada ao custeio do Seguro de Acidente do Trabalho (SAT).


Norma estadual ou municipal não pode conferir a parlamentar, individualmente,

o poder de requisitar informações ao Poder Executivo.


Inexiste direito adquirido à diferença de correção monetária dos saldos das contas vinculadas ao FGTS referente ao Plano Collor II (fevereiro de 1991), conforme

entendimento firmado no RE 226.855, o qual não foi superado pelo julgamento do

RE 611.503 (Tema 360).


É inconstitucional a vedação ao exercício provisório, de que trata o § 2º do art.

84 da Lei 8.112/1990, nas unidades administrativas do Ministério das Relações

Exteriores (MRE) no exterior.


É inconstitucional decisão judicial que, sem considerar as circunstâncias fáticas

efetivamente demonstradas, deixa de sopesar os reais efeitos da pandemia em

ambas as partes contratuais, e determina a concessão de descontos lineares em

mensalidades de cursos prestados por instituições de ensino superior.


É inconstitucional lei estadual que proíbe a cobrança de juros, multas e parcelas

vencidas de contratos de financiamento


O Poder Legislativo pode emendar projeto de lei de conversão de medida provisó-

ria quando a emenda estiver associada ao tema e à finalidade original da medida

provisória.



A instituição de subtetos remuneratórios com previsão de limites distintos para

as entidades políticas, bem como para os Poderes, no âmbito dos estados e do

Distrito Federal não ofende o princípio da isonomia.


Compete à União definir regras de suspensão e interrupção do fornecimento dos

serviços de energia elétrica.



É constitucional norma estadual que determine que as prestadoras de serviço

telefônico são obrigadas a fornecer, sob pena de multa, os dados pessoais dos

usuários de terminais utilizados para passar trotes aos serviços de emergência.


É constitucional o dispositivo de constituição estadual que confere ao tribunal de

justiça local a prerrogativa de processar e julgar ação direta de constitucionalidade contra leis e atos normativos municipais tendo como parâmetro a Constituição

Federal, desde que se trate de normas de reprodução obrigatória pelos estados


Não se harmoniza com a Constituição Federal (CF) o art. 3º da Lei 8.906/1994 (1)

ao estatuir a dupla sujeição ao regime jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil

(OAB) e ao da Defensoria Pública, federal ou estadual


Municípios podem instituir a prestação de assistência jurídica à população de

baixa renda


“1) É constitucional a celebração de contrato civil de parceria entre salões de beleza

e profissionais do setor, nos termos da Lei 13.352, de 27 de outubro de 2016;

2) É nulo o contrato civil de parceria referido, quando utilizado para dissimular

relação de emprego de fato existente, a ser reconhecida sempre que se fizerem

presentes seus elementos caracterizadores.


A Defensoria Pública pode prestar assistência jurídica às pessoas jurídicas que

preencham os requisitos constitucionais


O crime de injúria racial, espécie do gênero racismo, é imprescritível.


A superveniência da realização da audiência de instrução e julgamento não torna

superada a alegação de ausência de audiência de custódia


É constitucional a inclusão do valor do IPI incidente nas operações de venda feitas

por fabricantes ou importadores de veículos na base de cálculo presumida fixada

para propiciar, em regime de substituição tributária, a cobrança e o recolhimento

antecipados, na forma do art. 43 da Medida Provisória nº 2.158-35/2001, de contribuições para o PIS e da Cofins devidas pelos comerciantes varejistas.



     


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