O ministro Celso de Mello, ao acompanhar essa orientação, o fez com os seguintes fundamentos: a) a presunção de inocência qualifica-se como direito público subjetivo, de caráter fundamental, expressamente contemplado na CF (art. 5º, LVII); b) o estado de inocência, que sempre se presume, cessa com a superveniência do efetivo e real trânsito em julgado da condenação criminal, não se admitindo, por incompatível com a cláusula constitucional que o prevê, a antecipação ficta do momento formativo da coisa julgada penal; c) a presunção de inocência não se reveste de caráter absoluto, em razão de constituir presunção juris tantum, de índole meramente relativa; d) a presunção de inocência não se esvazia progressivamente, à medida em que se sucedem os graus de jurisdição, pois só deixa de subsistir quando resultar configurado o trânsito em julgado da sentença penal condenatória; e) o postulado do estado de inocência não impede que o Poder Judiciário utilize, quando presentes os requisitos que os legitimem, os instrumentos de tutela cautelar penal, como as diversas modalidades de prisão cautelar (entre as quais, p. ex., a prisão temporária, a prisão preventiva ou a prisão decorrente de condenação criminal recorrível) ou, então, quaisquer outras providências de índole cautelar diversas da prisão (CPP, art. 319); f) a Assembleia Constituinte brasileira, embora lhe fosse possível adotar critério diverso (como o do duplo grau de jurisdição), optou, conscientemente, de modo soberano, com apoio em escolha política inteiramente legítima, pelo critério técnico do trânsito em julgado; g) a exigência de trânsito em julgado da condenação criminal, que atua como limite inultrapassável à subsistência da presunção de inocência, não traduz singularidade do constitucionalismo brasileiro, pois foi também adotada pelas vigentes Constituições democráticas da República Italiana de 1947 (art. 27) e da República Portuguesa de 1976 (art. 32, n. 2); h) a execução provisória (ou antecipada) da sentença penal condenatória recorrível, por fundamentar-se, artificiosamente, em uma antecipação ficta do trânsito em julgado, culmina por fazer prevalecer, de modo indevido, um prematuro juízo de culpabilidade, frontalmente contrário ao que prescreve o art. 5º, LVII, da CF; i) o reconhecimento da possibilidade de execução provisória da condenação criminal recorrível, além de inconstitucional, também transgride e ofende a legislação ordinária, que somente admite a efetivação executória da pena após o trânsito em julgado da sentença que a impôs (LEP, arts. 105 e 147; CPPM, arts. 592, 594 e 604), ainda que se trate de simples multa criminal (CP, art. 50; LEP, art. 164); j) as convenções e as declarações internacionais de direitos humanos, embora reconheçam a presunção de inocência como direito fundamental de qualquer indivíduo, não estabelecem, quanto a ela, a exigência do trânsito em julgado, o que torna aplicável, configurada situação de antinomia entre referidos atos de direito internacional público e o ordenamento interno brasileiro e em ordem a viabilizar o diálogo harmonioso entre as fontes internacionais e aquelas de origem doméstica, o critério da norma mais favorável (Pacto de São José da Costa Rica, art. 29), pois a CF, ao proclamar o estado de inocência em favor das pessoas em geral, estabeleceu o requisito adicional do trânsito em julgado, circunstância essa que torna consequentemente mais intensa a proteção jurídica dispensada àqueles que sofrem persecução criminal; k) a exigência do trânsito em julgado vincula-se à importância constitucional e político-social da coisa julgada penal, que traduz fator de certeza e de segurança jurídica (res judicata pro veritate habetur); e l) a soberania dos veredictos do júri, que se reveste de caráter meramente relativo, não autoriza nem legitima, por si só, a execução antecipada (ou provisória) de condenação ainda recorrível emanada do Conselho de Sentença.
Rememorou que compete à União legislar sobre a organização das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros no âmbito do Distrito Federal, justamente porque caberá a ela – União – suportar os ônus correspondentes, com recursos do Tesouro Nacional.
Assim, os recursos destinados à manutenção da segurança pública e execução de serviços públicos do Distrito Federal pertencem ao Tesouro Nacional, de modo que é inafastável a conclusão no sentido de que a fiscalização de sua aplicação compete ao TCU (CF, art. 70, parágrafo único, e 71, VI)
O Tribunal de
Contas da União (TCU) é o órgão competente para fiscalizar os recursos
decorrentes do Fundo Constitucional do Distrito Federal.
Asseverou que as provas dos autos não são aptas a demonstrar o envolvimento do paciente em organização criminosa. A habitualidade e o pertencimento a organizações criminosas deverão ser comprovados, afastada a simples presunção. Se não houver prova nesse sentido, o condenado fará jus à redução da pena. Assim, a quantidade e a natureza são circunstâncias que, apesar de configurarem elementos determinantes na modulação da causa de diminuição, por si sós, não são aptas a comprovar o envolvimento com o crime organizado ou a dedicação a atividades criminosas.
É cediço que a inércia do órgão ministerial faz nascer para o assistente da acusação o direito de atuar na ação penal, inclusive para interpor recursos excepcionais (Enunciado 210 da Súmula do STF) (2). A manifestação do promotor de justiça pela absolvição do réu, inclusive, não altera nem anula o direito de o assistente de acusação requerer a condenação.
O prazo para o assistente de acusação interpor recurso começa a correr do encerramento, in albis, do prazo ministerial (Enunciado 448 da Súmula do STF)
ADI/4615
RELATOR: MIN. ROBERTO BARROSO
Ação direta de inconstitucionalidade. Artigo 8º da Lei
nº 8.438, de 19 de dezembro de 2007, do Estado da Paraíba. Exigência de
iniciativa legislativa específica para se alterar o valor de remuneração ou
subsídio fixado em lei anterior, respeitada a competência privativa.
Procedência do pedido. 1. Afronta o art. 37, X, c/c o art. 61, §1º, II, a, parte final, ambos da
Constituição Federal, dispositivo legal que, embora encartado em iniciativa de
lei destinada a fixar o valor dos subsídios pagos a determinadas categorias de
servidores estaduais, institui, também, parâmetros a serem observados para fins
de elevação dos valores fixados, retirando, assim, do chefe do Poder Executivo
a prerrogativa de deflagrar o processo legislativo específico voltado a
implementar o aumento de subsídios pagos a servidores ocupantes de “cargos [ ]
na administração direta e autárquica”. 2. A teor do disposto no art. 37, X, da CF/88, exige-se não
apenas o respeito à competência privativa para a iniciativa de lei, mas também
lei específica para a fixação da remuneração de servidor público, bem como iniciativa legislativa
específica para se alterar o valor fixado em lei anterior, ficando
ressalvada essa especificidade somente na hipótese de legislação destinada a
regulamentar, de forma geral e sem distinção de índices entre as categorias que
compõem a estrutura pública do ente da federação, a recomposição do poder
aquisitivo da moeda, com periodicidade de um ano. 3. Ação direta de
inconstitucionalidade julgada procedente, com efeitos ex nunc.
ADI/5857
RELATOR:
MIN. CÁRMEN LÚCIA
AÇÃO DIRETA DE
INCONSTITUCIONALIDADE. ARTS.
10 E 21 DA LEI N. 13.089/2015 (ESTATUTO DA METRÓPOLE). REVOGAÇÃO DO ART.
21 PELA LEI N. 13.683/2018. PERDA SUPERVENIENTE DO OBJETO. COMPETÊNCIA DA UNIÃO PARA ESTABELECER
DIRETRIZES GERAIS DE DESENVOLVIMENTO URBANO E EDITAR NORMAS GERAIS SOBRE
DIREITO URBANÍSTICO. COMPETÊNCIA
DOS ESTADOS PARA INSTITUIR REGIÕES METROPOLITANAS. CONSTITUCIONALIDADE DA EXIGÊNCIA
DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO URBANO INTEGRADO ELABORADO POR REPRESENTANTES DO
ESTADO, DOS MUNICÍPIOS E DA SOCIEDADE CIVIL. FEDERALISMO COOPERATIVO.
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE JULGADA PREJUDICADA EM PARTE E, NO MAIS,
IMPROCEDENTE.
Em verdade, trata-se de confusão entre os princípios do juiz natural e da identidade física do juiz (art. 399, §2º, do Código de Processo Penal). Não enseja nulidade ou prejuízo à ampla defesa a não preservação da identidade física do julgador quando da apreciação de embargos declaratórios.
I – Em se tratando de crimes transnacionais, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal é no sentido de que prevalece a jurisdição estrangeira, caso ainda não tenha procedimento judicial persecutório contra o extraditando no Brasil (Ext 638, Rel. Min. Carlos Veloso; Ext 1.151, Rel. Min. Celso de Mello). II – Os crimes de delinquência organizada e tráfico de pessoas, mediante exploração de material com conteúdo pornográfico envolvendo menores de idade são delitos comuns, desvestidos de caráter político, que preenchem os requisitos de dupla tipicidade e punibilidade, ficando autorizada a extradição a esse respeito. III- O Estado requerente comprometeu-se a detrair da pena o período da prisão decorrente da extradição, bem como o cumprimento dos demais compromissos previstos na Lei de Migração e no Acordo de Extradição entre Brasil e México.
1. É possível ao Estado requerente processar e julgar atos qualificados como crime à distância ocorridos sob a sua jurisdição, em consonância com a Convenção Única de Nova York sobre Entorpecentes, que disciplina a competência internacional concorrente na repressão ao tráfico de drogas. 2. Presentes a dupla tipicidade e punibilidade, bem como os demais condicionantes delineados na Lei de Migração e também no Acordo de Extradição entre os Estados Partes do Mercosul, não se verifica óbice ao deferimento da extradição. 3. A existência vínculos afetivo e familiar da estrangeira com filho brasileiro não constitui, ipso facto, óbice ao deferimento do pedido de extradição, a teor a Súmula 421 do STF (“Não impede a extradição a circunstância de ser o extraditando casado com brasileira ou ter filho brasileiro”).
I – É inconstitucional a norma do Estado de Pernambuco
que prevê a regulamentação da isenção de contribuição previdenciária (abono de
permanência), porquanto a norma prevista no § 1° do art. 3° da EC 20/1998 é
autoaplicável, e devem ser observadas apenas as condições impostas no art. 40,
§ 1°, III, a, da CF. II - Violação do princípio da simetria
constitucional. III – Ação direta de inconstitucionalidade julgada
procedente.
A Lei 8.112/1990 aplica-se aos professores universitários federais, que
integram os quadros dos servidores públicos civis da União. O artigo 96-A,
§§ 2°, 3° e 7°, da Lei nº 8.112/1990 não desrespeita a autonomia universitária.
Inexiste, na autonomia
universitária, espaço discricionário para a liberação dos professores
universitários federais para participar de pós-graduação stricto sensu a
qualquer tempo, sem observância dos requisitos mínimos legalmente determinados
A realização de estudos prévios de viabilidade,
nos quais se baseou a exposição de motivos da norma, bem como a observância aos
parâmetros estabelecidos na Resolução nº 80/2009 do CNJ satisfazem o princípio
da eficiência, o dever de motivação e o princípio da razoabilidade. 4. A
jurisprudência do STF se firmou no sentido de que a regra do concurso público
deve ser observada tanto para o ingresso na atividade notarial e de registro,
como para a opção dos titulares por serventias desmembradas, desdobradas e
desacumuladas. A norma impugnada não colide com essa orientação, tendo o
Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, inclusive, realizado processo
seletivo para preenchimento das vagas. 5. O requerente não demonstra a alegada
violação à isonomia e ao direito adquirido, pois não aponta em qual dos
dispositivos a desacumulação se opera sem que ocorra a prévia vacância.O art. 4º da Lei Complementar estadual nº
196/2011, ao contrário, vale-se a todo o tempo das locuções “a partir de
configurada a vacância” e “ao vagar”, impondo esses eventos como condição para
a perda de atribuições por determinada serventia. 6. Ademais, em se tratando de
serviços públicos, a
titularidade das serventias notariais e de registro em suas exatas divisões
territoriais e competências não gera direito adquirido. Os limites territoriais e
competências de tais órgãos são matérias de interesse público que, por sua natureza, é mutável ao
longo do tempo. 7. Improcedência dos pedidos, com a fixação da seguinte
tese: “É constitucional
lei estadual, de iniciativa do Tribunal de Justiça, que reorganiza as
delegações notariais e de registro, desde que haja interesse público nas
modificações e seja observada a regra do concurso público”.
A
taxa anual de segurança contra incêndio tem como fato gerador a prestação de
atividade essencial geral e indivisível pelo corpo de bombeiros, sendo de
utilidade genérica, devendo ser custeada pela receita dos impostos. 4. Taxa de aprovação de projetos de construção pelo exercício de poder de
polícia. A análise de projetos de sistemas de prevenção contra incêndio e
pânico é serviço público antecedente e preparatório de prática do ato de
polícia, concretizado na aprovação ou não do projeto e, consequentemente, na
autorização ou não de se obterem licenças e alvarás de construção. Serviços preparatórios específicos e divisíveis,
voltados diretamente ao contribuinte que pretende edificar em Sergipe, podendo
ser custeados por taxas.
A Jurisprudência do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL é firme quanto à
inconstitucionalidade de leis estaduais e locais que concedem benefícios em
caráter gracioso e vitalício a ex-agentes públicos, com fundamento nos
princípios republicano, isonômico e da moralidade administrativa.
Precedentes. 2. No caso, a norma impugnada não prevê o pagamento de benefício
pecuniário, mas a
disponibilização de serviços relacionados à preservação da incolumidade e
integridade física de ex-agentes públicos que, no exercício da chefia do Poder
Executivo, conduziram políticas públicas de grande interesse social, como
segurança pública, com especial nível de exposição pessoal
O
condicionamento da participação das cooperativas em processos licitatórios à
apresentação de certificado de registro no Sindicato e Organização das
Cooperativas do Estado malfere a garantia da liberdade de associação sindical,
consagrada no art. 8º, V, da Lei
Maior. 5. Na ausência
da lei a que se refere o art. 146, III, c, da Constituição, que estabelece que
lei complementar disporá sobre o adequado tratamento do ato cooperativo, os
Estados-Membros podem exercer sua competência residual de forma plena,
inclusive instituindo isenção de tributos estaduais para operações entre
cooperativas
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